Dicas para escolher a melhor pastilha de freio de bicicleta
Se você pedala constantemente em terrenos molhados ou pedais repletos de descidas, vale a pena estar constantemente atento à pastilha de freio bike. Sendo assim, vale a pena conferir essas dicas que separamos para você escolher a melhor pastilha de freio! Continue lendo e confira já!
O primeiro passo a ser dado, é verificar a compatibilidade entre a pastilha de freio e a pinça da sua bike. Mantenha em mente que a maioria das marcas fazem o uso de uma mesma pastilha em mais de um modelo de freio. Para saber se o modelo é compatível com o seu basta saber o tipo da pinça de freio da sua bike.
Se atentar quanto ao material da pastilha também é um ponto a ser observado! Os modelos orgânicos priorizam materiais como borracha, vidro e kevlar. Seu tipo é mais macio e desgasta menos os discos, além de serem mais silenciosas. Mas não lidam bem com altas temperaturas, e corroem mais facilmente quando são atingidas frequentemente por chuva ou lama.
Enquanto as pastilhas metálicas são compostas por metal colados com altas temperaturas. Apesar de possuir dissipação e durabilidade quanto a água e lama, os desgastes dos discos são maiores e mais barulhentos. Já as pastilhas semi-metálicas são adicionadas ligas metálicas a sua composição. Inclusive são mais resistentes e duráveis, porém quando comparadas com a pastilha orgânica, os discos são mais desgastados.
Para evitar problemas com a pastilha, duas soluções podem ser tomadas: o aumento da capacidade do sistema em expelir calor e aumentar a capacidade do sistema para trabalhar com temperaturas elevadas. Aqui na Entre Trilhas você adquire a sua pastilha de freio Shimano, borracha de freio de bicicleta e muito mais! Confira também o disco de freio e nossas correntes de bicicleta.